PANDEMIA,EPIDEMIA OU SURTO

PERIGO PARA O REATOR ABANDONADO
15 de abril de 2020
CADEIAS ALIMENTARES
21 de abril de 2020

PANDEMIA,EPIDEMIA OU SURTO

Pandemia, epidemia e surto. Esses são termos utilizados pela OMS para classificar doenças. Entenda a diferença entre eles e a relação com o CORONAVÍRUS.

No início deste ano a infecção causada pelo COVID-2019 (Coronavírus) tomou conta dos noticiários. E uma das coisas que pudemos observar ao longo da sua trajetória é que a doença recebeu diferentes classificações como surto, epidemia e, por fim, pandemia.

 

Mas, você sabe as diferenças entre essas classificações? Não? Então, vem com a gente revisar esses termos importantes para a sua vida e para o Enem!  A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma organização especializada das Nações Unidas, criada especialmente para tratar questões relativas à saúde.

Fundada em 1948, a OMS preza pela saúde humana agindo em diversas áreas, desde a prevenção de doenças até a atuação em emergências de saúde.

Uma das suas formas de atuação da organização é o monitoramento e a classificação das doenças em surtoepidemia e pandemia. Essa classificação tem como objetivo otimizar as ações da instituição e alertar os Estados para que eles passem a ativar protocolos de segurança de saúde para conter o avanço de doenças.

Há poucos dias, a OMS decretou que o Coronavírus deve ser considerado como uma pandemia. Esse termo é usado com muita cautela pela organização, uma vez que pode dar a impressão de que uma doença está fora de controle e que nada mais pode ser feito, gerando pânico entre a população.

No entanto, com o crescimento do número de casos do vírus COVID-2019, essa classificação não pôde ser mais evitada. Isso porque o número de contaminados fora do país de origem, a China, multiplicou-se por 13 vezes  em apenas duas semanas no comeco de março de 2020.

E o número de países afetados pelo coronavírus triplicou no mesmo período, e a tendência é chegar a 100% do Planeta.Mapa de casos da pandemia de coronavírusImagem 1: Infográfico demonstrando a localização e o número de casos de coronavírus. Na imagem há um mapa-múndi em cinza e sobre ele há círculos azuis de diferentes tamanhos, indicando a quantidade de casos registrados nos diferentes países ao redor do planeta em 13 de março de 2020. Fonte da imagem: BBC Brasil.

Veja as definições de Surto, Endemia, e de Pandemia:

1 – Surto:

Dizemos que há um surto de uma determinada doença quando ocorre um repentino aumento no número de casos de uma infecção em um curto espaço de tempo em certa região. Para que uma doença seja considerada um surto, é necessário que o número de casos seja muito maior que o esperado pelas autoridades de saúde dessa região.

Podemos citar como exemplo de surto a infecção causada pelo letal vírus ebola em 1976 no Zaire (atual República Democrática do Congo). Nesse surto, 318 pessoas de uma mesma comunidade foram contaminadas e, em pouco tempo, 280 morreram.

Outro exemplo de surto, um pouco mais atual, é o sarampo. Por conta dos movimentos anti-vacinas, muitas pessoas passaram a estar expostas ao sarampo.

Sendo assim, há registros de surtos da doença em 16 estados brasileiros e já há registro de óbitos causados pelo sarampo, o que não ocorria no país há quase 20 anos.

2 – Epidemia:

Consideramos que uma doença se tornou uma epidemia quando há casos espalhados por várias regiões. Uma epidemia é como uma progressão de um surto, que se espalha à medida que o número de casos aumenta rapidamente e passam a acontecer em diversas áreas ao mesmo tempo.

Dependendo do quanto uma doença se espalhe, uma epidemia pode ser uma preocupação de saúde pública para um município, um estado ou até mesmo um país.

Um exemplo de epidemia é a dengue. Todos os anos há um grande número de casos de dengue em vários estados, sendo um dos principais problemas de saúde pública do nosso país.

3 – Pandemia:

O prefixo pan que inicia essa palavra significa “tudo” ou “totalidade”. Sendo assim, você já deve imaginar o que significa pandemia, certo? Pandemia é um termo que utilizamos para nos referirmos a uma doença que se espalhou pelo mundo inteiro.

Mas, aqui é importante ressaltar que além do registro de casos em diferentes regiões do globo, é importante também que existam muitos casos fora da região de origem da infecção para que se classifique uma doença como pandemia. Veja as diferenças entre Epidemia, Endemia, e Pandemia:

Para você entender melhor, voltemos ao caso do ebola. Entre 2018 e 2019 ocorreu uma nova epidemia de ebola em alguns países da África. Alguns poucos casos foram registrados também nos Estados Unidos e na Europa.

Todos de profissionais da saúde que haviam atuado na crise do continente africano. Apesar de termos esses casos em diferentes países ao redor do globo, essa epidemia não foi chamada de pandemia porque não houve um grande número de casos fora da África.

4 – HIV-AIDS e Gripe Espanhola

Podemos ainda citar um exemplo clássico de pandemia: o HIV, vírus que causa a AIDS. Encontramos pessoas contaminadas com HIV em países de todo o mundo.

A Gripe Espanhola

Outro exemplo famoso de pandemia é a gripe espanhola. Essa foi a maior pandemia já registrada, matando cerca de 50 milhões de pessoas. Só no Brasil, a gripe espanhola fez mais de 35 mil vítimas.Gripe espanholaImagem 2: Hospital de montado no Kansas (EUA) para atender as vítimas da gripe espanhola em 1918. O número de mortos na Gripe Espanhola passou de 50 milhões de pessoas em todo o planeta.O Brasil também foi alcançado pelo vírus da Gripe Espanhola com muita violência.

Na época da Gripe Espanhola as estratégias eficazes para conter a disseminação e tentar reduzir a mortalidade eram mesmo o Isolamento ou a Quarentena, da mesma forma como na Pandemia do Coronavírus Covid-2019.

Veja neste material de divulgação de 1918 as recomendações médicas para evitar o contágio pela Gripe Espanhola:

5 – Endemia:

Outra nomenclatura que talvez você já tenha visto sendo usada por órgãos de saúde é o termo endemia. Uma endemia é uma classificação que não está diretamente relacionada ao número de casos de uma doença.

Mas, sim, à região onde uma doença ocorre. Dizemos que uma doença é uma endemia (ou endêmica) quando há, ao longo do tempo, repetidos casos dessa infecção em determinada região.

Ou seja, é uma doença típica de um local. Um exemplo de infecção endêmica é a malária, que acontece recorrentemente nos estados do Norte do país.

Fonte: https://cursoenemgratuito.com.br/pandemia-epidemia-surto/em 17/04/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *