Para aqueles que irão prestar o ENEM e gostariam de estabelecer uma ordem de revisão de Ciências da Natureza prestem bastante atenção: o Enem cobra cada vez mais conceitos e fórmulas aplicadas às diversas disciplinas abordadas na prova de ciências da natureza e suas tecnologias. Isso significa dizer que o candidato ainda precisa mandar bem na interpretação de texto. Em alguns casos, supera o grau de dificuldade entre as provas de vestibular mais disputadas — além disso, o cotidiano e as situações próximas a nós no dia a dia continuam pautando o exame.
De modo genérico, essas podem ser as dicas para você focar nessa reta final: procurar resolver aqueles problemas mais próximos do cotidiano e revisar as questões de provas de outros anos:
Física
O foco da prova de física está em energia, mecânica – o movimento dos corpos, ondas, ótica e potência elétrica.
Energia
É preciso que o candidato lembre das leis de conservação de energia e as formas de sua conservação e conversão. É importante conhecer os dispositivos corriqueiros que transformam energia elétrica em energia mecânica como liquidificador, batedeira ou o motivo de um equipamento aquecer – é a energia transformada em calor.
Leis de Newton
O professor de física Francisco Schueller, do Curso e Colégio PH, indica a revisão das três leis de Newton para resolver as questões de energia com mais segurança.
Ondas
Vale estudar as ondas periódicas porque a equação ( f=v/λ) permite que se compreenda outros fenômenos ondulatórios.
Eletricidade
Revisite a primeira e a segunda ondas de ohm.
Calorimetria
Saiba diferenciar temperatura de calor e as relações de calor sensível e calor latente, assim como as trocas de calor.
Indução eletromagnética
Apesar de complexo, o tema costuma ser cobrado. “É um fenômeno muito abstrato e depende de grandezas bem difíceis de calcular, mas que explica muita coisa do nosso cotidiano”, diz Schueller.
Química
Para o professor Reinaldo Putvinskis Júnior, do Curso e Colégio Anglo, essa é a hora de praticar para que você esteja familiarizado com os problemas apresentados e revisar os principais conceitos de química orgânica e os processos de separação de mistura, uma lista um pouco extensa, mas bastante cobrada. Sem esquecer de revisar a parte de cálculo estequiométrico, que calcula a massa das moléculas.
Entre os assuntos mais complicados, o professor do Curso e Colégio PH Gustavo Schueller recomenda focar a parte de metalurgia e como se dá a produção dos minerais. “Estes são assuntos que foram cobrados em outros anos e não foi cobrado de forma simples”, indica.
Biologia
Os principais temas que tem se repetido nos últimos três anos, período de maior constância no estilo da prova após algumas modificações, são: ecologia, fisiologia do organismo humano, genoma, mecanismos de transmissão de doenças por bactérias e vírus e seu tratamento.
Para responder as questões de forma tranquila, o professor da disciplina Luiz Carlos Bellinello, do Curso e Colégio Objetivo, pede que os alunos não se apavorem ao ler um nome complicado no enunciado. “Os candidatos veem uma palavra difícil e se apavoram já na introdução da questão que em geral tem um blábláblá que vai levar à pergunta”, comenta o professor. Nessa reta final, Bellinello recomenda revisar o funcionamento do sistema humano – em especial sistema digestivo, respiratório e hormonal, os conceitos ecológicos de forma geral e também o processo de divisão celular (mitose, meiose, relação de gametas).
Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Vestibular-e-Enem/noticia/2018/11/enem-veja-o-que-revisar-para-prova-de-ciencias-da-natureza.html
Data: 04/07/2019